Jogo do Pau no Ribatejo – Espinheiro

Apontamento histórico do jogo do pau no Ribatejo durante o século XX
image
JOGO DO PAU DA CASA DO POVO DE ESPINHEIRO – encontro de jogo do pau em Fafe, 2012.

O Jogo do Pau, na freguesia de Espinheiro, concelho de Alcanena, tem tradições seculares. Foi praticado com a maior destreza pelas gentes Espinheirenses.
Em tempos de outrora, as principais actuações eram nas festas da terra e dos lugares vizinhos, tais como as de S. Brás no Prado, para que o santo ano após ano, “verificasse” o progresso do jogo. Ali, davam duas voltas à capela devidamente formados e com o pau ao ombro, até que, em frente da porta principal, alguém dava a voz de – “Paus Abaixo”, em sinal de respeito. Depois os jogadores encaminhavam-se para uma eira, onde iriam travar os entusiasmantes duelos.
Posteriormente, surgiu uma variante do jogo, denominada “Desordem”, que lhe induziu ainda mais ritmo e vida, dentro e fora do redondo, porquanto dá a ideia perfeita de uma desordem e solicitando, consequentemente, um dispêndio maior de energia que provoca o cansaço do jogador ao fim de dois ou três minutos, sómente.
Em 1931 o grupo actuou em Alcanena, em espectáculo a favor do hospital local. A partir de 1936, teve várias actuações na Feira do Ribatejo em Santarém. Em 1941 foi a vez de ir actuar em Alcobaça. Foram inúmeras actuações em Portugal de lés a lés. Tiveram algumas paragens na sua actividade. Actualmente, está a passar por mais uma dessas paragens.
Desejamos, que seja mais uma vez relançado, para bem das tradições populares Espinheirenses, do concelho Alcanenense e da província ribatejana.
Pesquisa: A. Anacleto 

image
Mestre António com 81 anos de idade é um exemplo de dedicação a esta arte. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s