Os livros de Jogo do Pau de Luis preto.

O trabalho de Luis Preto na criação de material educativo de Jogo do Pau Português tem sido incrível. Este é, sem duvida, não só o melhor conteúdo disponível para quem quiser ficar a conhecer a arte e até começar a “dar uns toques” (na ausência de mestre), mas também para quem quiser aprofundar o seu conhecimento em algumas áreas. Como tal, tento aqui deixar uma lista concisa dos seus trabalhos, para quem quiser aprender esta arte. Sendo que vou tentar manter este post actualizado caso surjam novidades.

image
Jogo do Pau: The ancient art & modern science of Portuguese stick fighting – Este será certamente o melhor livro para quem quiser descobrir o Jogo do Pau. Com uma excelente introdução histórica, enquadra a técnica no contexto em que surgiu e como se desenvolveu, passando pela técnica um contra um e técnica contra vários adversários.

image

Understanding and developing footwork – Um complemento essencial ao anterior, para desenvolver e melhor perceber a técnica de deslocamento utilizada no jogo do pau.

image

Functional parrying skill – Tal como o anterior, mas para a técnica de defesa. Sendo na minha opinião, uma das coisas mais difíceis de explicar e fazer perceber, quer em livro que em vídeo, a técnica de defesa requer sem dúvida um trabalho aprofundado e muita dedicação para compreender corretamente, pelo que este livro para tal contribui.

image

Optimizing the teaching curriculum of technique and tactics – Este livro trata de como organizar os conteúdos desta forma de esgrima, como os ensinar e interligar de forma a uma progressão que vai além da sua simples aquisição, sendo um excelente complemento aos anteriores.

image
The forgotten art of fighting against multiple opponents: A practical guide for staff & baton martial artists
– Esta é das mais tradicionais vertentes do jogo do pau, o combate contra vários adversários. Não sendo só a mais tradicional mas também a mais prática em termos de defesa pessoal, aconselho a interessados em defesa pessoal com armas, quer a uma ou duas mãos.

O autor também possui outros trabalhos que são úteis a praticantes não só de outras artes de combate como de qualquer desporto, e ao qual aconselho vivamente a sua consulta aqui: http://www.pretomartialarts.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s