Jogo da Lança ou Pique

Neste “Methodo de manejar o pique ou lança“ de 1809, o autor descreve a sua técnica ao longo do livro como jogo do lança, ou pique, do mesmo modo como chamamos de “jogo” ao jogo do pau. Sendo que esta utilização é tecnicamente diferente do jogo do pau, quer pela diferença das armas, quer da aplicação, militar e em formação de guerra. No entanto é interessante ver a utilização da expressão “jogo” como manejo de armas, e não como “arremesso” ou “brincadeira/jogo de desporto”, como é utilizada hoje em dia.

Faz também uma referência ao jogo do pau, e em como a lança é superior ao pau:

“Muita gente pelo pouco conhecimento, que tem deste jogo(da lança ou pique), assentará que é o mesmo manejar a lança, ou pique que jogar o pau, por alguma semelhança que lia em algumas posições; porém é tanta a diferença, que pelo uso desta arma nos dará  toda a razão ; e todo aquele que estiver bem certo, e ágil no manejo que temos dito, verá a muita vantagem que tem sobre o Atirador do pau, e quanto este trabalha descoberto.”

Aqui o autor destaca a vantagem de utilizar uma lança, o que faz sentido, pois a ponta de ferro, tornando o varapau mais letal, transforma-o numa arma superior.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s