Polícia de Choque treina jogo do pau – 1986

policiadechoque

Como «actividade circum-escolar, na base do voluntariato», o Corpo de Intervenção da PSP está a aprender o jogo do pau, «a mais antiga luta tradicional portuguesa». Sob o olho atento do mestre Nuno Russo, do Ginásio Clube Português, 40 policias de choque alinham, duas vezes por semana, no ginásio daquela corporação e oferecem a quem assiste um exemplar espectáculo de paulada à lusitana.

Não é a primeira vez. Já o ano passado quatro dezenas de soldados do Corpo de Intervenção completaram com êxito um curso similar, salpicado a meio com uma demonstração formal que incluiu uma classe «concorrente» do Corpo de Fuzileiros. Nem a instrução da modalidade se limita a tropas especiais: a sua introdução na Academia Militar tem fervoroso adepto no 2.º comandante daquele estabelecimento, brigadeiro Figueira – conhecida figura da esgrima desportiva.

Ao contrário do que à primeira vista poderia parecer, a polícia de choque da PSP não se prepara para vir para a rua de paus na mão –  disse ao T&Q o Comandante do CI, tenente-coronel de Cavalaria Soares Monge. E explicou: «O Objectivo é, primordialmente, melhorar a preparação física e a destreza do pessoal. Ao mesmo tempo ajudamos a recuperar esta arte de luta tipicamente portuguesa».

Jorge Morais “Tal & Qual” 24 de Janeiro de 1986

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s